A fábrica de automóveis da Volkswagen em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), anunciou férias coletivas para os funcionários por 10 dias, após o Carnaval.
Em nota, a fabricante afirmou que as férias coletivas são “em razão da falta de componentes”, sem detalhar quais. O período de pausa na produção de carros vai de 22 de fevereiro a 3 de março.
A fábrica não respondeu quantos funcionários são afetados pela medida, nem quantos veículos deixarão de ser produzidos no período.
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Jamil Dávila, afirmou que cerca 4 mil carros devem deixar de ser produzidos, segundo previsão do sindicato. Jamil também destacou que nas férias coletivas, o período teria oito dias úteis de produção.
“Nesta semana muitas escolas retornaram às aulas. Então muitos trabalhadores têm filhos e filhas nas escolas, ou o esposa e a esposa trabalham em outra empresa que também não está em férias coletivas. Então o trabalhador tem que ficar em casa, muitas vezes, durante essas férias. Pra nós seria mais vantagem se as férias fossem concentradas no final ou inicio do ano, período em que as crianças não tem aula, estão em casa, e aí seria melhor aproveitado”.
O secretário do SMC também afirmou que o anúncio de férias coletivas foi feito para praticamente todos os funcionários da fábrica, atingindo cerca de duas mil pessoas.
A Volkswagen não afirmou se a medida descontará dias do período regular de férias dos trabalhadores.
Fonte: G1 PR