Trinta municípios do Paraná vão receber o primeiro lote da vacina contra a dengue enviado pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (25) pela pasta federal. Serão 21 municípios da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu.
Inicialmente, o público-alvo determinado pelo MS envolve crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. Na sequência serão os idosos, que não têm indicação de vacinação, neste momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. No Paraná, a estimativa deste primeiro público-alvo nestas regiões é de 86.836 pessoas.
“A vacina é muito bem-vinda e vai ajudar na redução do número de casos confirmados e mortes pela doença. Mas temos outras regiões, como Jacarezinho, Apucarana, Maringá e Paranavaí, que enfrentam grande epidemia de dengue. Programamos oficiar o Ministério para que faça avaliação dos casos no Paraná e amplie a distribuição de doses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As regiões priorizadas são aquelas com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue e com predominância do sorotipo DENV-2.
A vacinação deve iniciar no mês de fevereiro, conforme previsão do Ministério da Saúde. A Sesa aguarda informações técnicas sobre o quantitativo de doses e a data de entrega para distribuição aos municípios.
Confira as cidades que receberão as doses:
- Londrina
- Cambé
- Rolândia
- Jaguapitã
- Ibiporã
- Florestópolis
- Bela Vista do Paraíso
- Jataizinho
- Primeiro de Maio
- Sertanópolis
- Tamarana
- Porecatu
- Assaí
- Miraselva
- Lupionópolis
- Guaraci
- Centenário do Sul
- Alvorada do Sul
- Pitangueiras
- Prado Ferreira
- Cafeara
- Foz do Iguaçu
- Medianeira
- São Miguel do Iguaçu
- Santa Terezinha de Itaipu
- Missal
- Itaipulândia
- Matelândia
- Serranópolis do Iguaçu
- Ramilândia
Fonte: Agência Estadual de Noticias