Valentina Oliveira Mansano, de 9 anos, que se afogou após prender o cabelo no sugador de uma piscina, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano de Maringá, no norte do Paraná. Ela foi transferida para enfermaria pediátrica.
A menina ficou submersa mais de 3 minutos em uma piscina durante uma confraternizaçãocom amigose familiares em uma chácara de Doutor Camargo, também no norte do estado.
Foram nove dias de internamento na UTI com sedação e tubos de oxigênio.
A alta, confirmada pelo pai dela, Josué Pereira Mansano, foi na segunda-feira (30), à tarde.
RELEMBRE O CASO DO AFOGAMENTO
Conforme o pai, a filha participava de uma confraternização de um coral de igreja da cidade em uma casa de festas com outras crianças.
A piscina em que ela estava tem um metro e meio de profundidade. A família percebeu o acidente após a menina dar um mergulho e não retornar à superfície.
Ainda de acordo com o pai, a criança ficou submersa por cerca de três minutos.
Inicialmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) havia informado que a menina tinha ficado 10 minutos submersa.
Quando a equipe de resgate chegou ao local, realizou manobras de reanimação na criança. Ela estava em estado considerado grave e foi levada para atendimento médico de helicóptero.
Para retirar a menina da água, o cabelo da criança precisou ser cortado, segundo o pai. Isso porque a sucção do equipamento que a puxou era muito forte, de acordo com Josué.
O pai da criança contou que uma enfermeira, amiga da família, estava no local na hora do acidente e fez os primeiros socorros. Em menos de 5 minutos, a ambulância do município socorreu a criança, conforme Josué.
Valentina é filha única de Josué e da esposa. O pai conta que ela sempre participa de missas e eventos religiosos, como ocorreu no sábado.
O pai contou que a menina sempre esbanja alegria por onde passa e que ela adora brincar na água.
Fonte: G1 PR