A Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, aprovou, por 7 votos a favor e 2 contra, o projeto que aumenta de 9 para 13 o número de vereadores a partir da próxima legislatura, que começa em 2025. A sessão foi realizada na noite desta segunda-feira (05/06/23).
Com a presença de algumas pessoas, o assunto foi um dos últimos da pauta a serem discutidos. A proposta foi votada em primeiro turno e será apreciada novamente em segunda discussão.
Contrária ao projeto, a vereadora Mirian Rodrigues (Podemos) disse que “a população não quer mais vereadores”. Eduardo Ferreira, que é do mesmo partido, rebateu a colega de Casa, e observou que a proposta não vai “onerar o orçamento” do Legislativo.
Projeto
A ideia de aumentar o número de vereadores foi apresentada por seis parlamentares que integram a Mesa Executiva da Câmara. Eles afirmam que, pela quantidade de habitantes, Santo Antônio da Platina teria direito a mais representantes.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 46.503 habitantes. Segundo o projeto, a Constituição permite até 13 vereadores para cidades de 30 mil até 50 mil habitantes.
Fonte: G1 PR